"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Lavoisier

Pomadas e Óleos

São 9h, o grupo já está reunido e a mesa já está composta - flores secas, óleos essenciais, cera de abelha, apetrechos vários - vamos aprender as propriedades medicinais das plantas e a fazer pomadas, óleos macerados, unguentos...

Cruzam-se saberes, colocam-se questões. Cheira a tudo ao mesmo tempo, os nossos narizes quase se atropelam com os nossos olhos.

A Fernanda vive intensamente cada palavra, é fácil quando alguém gosta mesmo do que faz e tem prazer em passar a palavra - as plantas são as nossas grandes aliadas no dia a dia alucinado em que vivemos - um chá, uma pomada, um tempero - tudo está presente nos nossos quotidianos.





Óleo Macerado



Base: óleo vegetal

- Azeite (baixa acidez e excelente qualidade)
- grainha de uva
- sésamo
- abacate (peles secas)
- avelã (pele envelhecida)
- caroço de alperce
- Jojoba

Plantas (apenas alguns exemplos)

Alfazema (queimaduras, repelente mosquitos, hidratante, calmante)
Camomila (calmante, anti inflamatório,  conjuntivites)
Calendula (Psoriase, eczema, cicatrizante)
Hipericão (Analgésico, dor ciática, queimaduras, anti viral, anti fungico)


  •  Colocar as plantas secas dentro de um frasco, preencher com o óleo de modo a que a planta absorva todo o liquido. Rolhar muito bem e colocar ao sol. De 3 em 3 dias (+/-) agitar ou abrir e mexer bem. Ao fim de 3/ 4 semanas está pronto.




Preparação do Unguento:

Coar o óleo para uma tijela, derreter a cera de abelha em banho maria - Atenção porque a proporção é de 10 partes de óleo para  1 de cera -  e adicionar a cera derretida.
Juntar algumas gotas de óleos essencias (aqui mais uma vez de acordo com o que pretendemos para o efeito) e bater ligeiramente com a varinha mágica.
Verter para os frascos já prontos (limpos de qq impureza) e deixar arrefecer - Voilá, está pronto a usar!!



Nota: usar sempre uma espátula para tirar o creme, os nossos dedos transportam  sujidade e vamos contaminar os nossos cremes ou óleos.





Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails