"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Lavoisier

Mas isto sou eu, que gosto de coisas velhas...



Lembram-se da Avó Rosa?

Mais objectos e mais histórias existem. Apesar do Louceiro que se vê ao fundo e do bengaleiro que era da minha mãe, hoje falo-vos da máquina de costura.

Singer, como se usava na época (a outra hipóteses era OLIVA) gostava de poder precisar a data exacta da máquina, mas não tenho como.
Quase desde que lembro que a minha mãe tem lá em casa a máquina que era da minha avó. Acompanhando os tempos modernos, a minha mãe não quiz eletrifica-la mas, adaptou um "móvel" como se usava na época.
O móvel original foi para o sotão, onde se manteve até há poucos dias. Apesar das "intempéries", até está em muito bom estado!! O tampo um pouco picado pelo bicho da madeira e alguma ferrugem.




A minha avó foi costureira. Apesar de gostar bastante de costurar, foi para ganhar algum dinheiro que adquiriu esta máquina.
Tempos dificeis (Anos 20 e 30 do Sé. XX), todo o ganho que entrava em casa era bem vindo.

Ora, a história de hoje é a seguinte:

A minha Bisavó Maria também era costureira, e não deixava a minha avó aproximar-se da máquina, alegando sempre que podia coser um dedo, que não sabia cortar, etc etc etc. Teimosa (como só ela sabia ser), um dia a mãe saíu para ir (penso que) à Reforma Agrária e a boa da Rosa não teve meias medidas - máquina com ela!!!!

Quando a mãe chegou, tinha feito uma camisa para o pai (Bisavô Joaquim)....

Pormenor, as mangas estavam cosidas ao contrário!!!!

A Bisavó a partir daí, começou então a ensina-la... se não os podes vencer...

As fotos  a seguir mostram algumas peças que a minha avó fez para os meus bonecos. Costuradas na velhinha Singer e quando a minha avó já tinha bem mais de 70 anos.



Almoda, Fronha e Lençol para a caminha do Bebé Careca (recordam-se)?!













Lembram-se da TUCHA ? Eu tenho uma e, como não havia verbas para o imenso quarda-roupa que a mesma tinha - eu fazia muita coisa, a partir de retalhos e em Tricot também (um dia destes faço um post sobre o assunto).

O Vestido das flores é Design da Avó Rosa - o das bolinhas é da Neta Rosa :)

Deveria ter uns 6/ 7 anos e quiz imitar o da minha avó - nada de fazer igual (ainda hoje sou assim), mas baseei-me no modelo. Esteve para ser também cosido à máquina mas a minha mãe não deixou!!!
- "Não sabes lidar com pedal, ainda podes cozer um dedo, etc etc etc " - soa-lhes familiar?!

Ganhou muito com isso.... não aprendi com a minha Avó e muita pena tenho eu, mas aprendi com uma grande amiga e o resultado está à vista...


Excelentes recordações guardamos destas histórias.
Volta e meia quando estamos todos juntos, relembramos tudo....


Mas isto sou eu, que gosto de coisas velhas :)





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails