"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Lavoisier

Yeraltı şehri, Kapadokya - Türkiye

Derinkuyu é uma cidade subterrânea situada na Capadócia, Anatólia Central.


A cidade é formada por 20 níveis, mas apenas 8 estão abertos ao público. De uma complexidade e practicidade que ainda hoje "espanta" os arquélogos, devido ao seu grau de funcionalidade. A temperatura é de 13º, independentemente da temperatura que se faça sentir no exterior. O sistema de ventilação complexo e com Km de comprimento permitia a sobrevivência de pessoas e animais durante várias semanas.


A  cidade caracteriza-se por: labirintos baixos e estreitos (o que confundia o invasor) nos pisos mais à superficie, armadilhas e sistema de fecho de entradas com pedras circulares com cerca de 1,5m de diametro.




Muitos túneis, igreja, cozinhas, despensas, adegas ou seja, tudo para que a população pudesse fazer a sua vida normal, no caso de um ataque inimigo.







 
Julga-se que esta cidade servia para que as populações pudessem escapar às "invasões", já que a Turquia foi palco de várias batalhas por se encontrar num ponto estratégico entre o Ocidente e o Oriente, além que a Capadócia (Anatólia Central) ficava na "Rota da Seda" . 

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

FANTASTICO! O que eu adorava ver isto "in loco" ;-)
Obrigada pelas fotos :-) LINDO! ;-)

Rosa do Adro disse...

Obrigado!

Espero que tenhas aproveitado o meu Diário de Bordo ;)

Foi muito gratificante fazê-lo...

Mas, quem sabe se não serás tu a próxima ;)?

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails