"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Lavoisier

Antes....

Este louceiro era da minha avó Rosa.
Foi uma das várias coisas com que eu fiquei quando ela faleceu, faz 6 anos em Setembro. A vontade geral era de "Pôr tudo no lixo! Para quê guardar coisas velhas?!?!" - Aliás, ainda hoje o pobre louceiro é olhado de soslaio.... Mas eu acho que é lindo e que fica muito bem na minha sala (basta ver as revistas de decoração!), mas não é esse o motivo.
A Rosa Neto, como era carinhosamente tratada pelos netos (ou biRosa, pelos bisnetos), nasceu a 6 de Novembro de 1906 (dizia o BI). O aniversário era festejado a 14 de Setembro. Segundo o que consta o dia e o mês estavam correctos, o ano é que suscitava dúvidas.
Mas de qualquer das maneiras a minha avó era HISTÓRIA, por si só.
Em 7 de Maio de 1910 o cometa HALLEY passou pela terra e, então dizia-se que as crianças que não estavam registadas o cometa levava.... Ora, pois a avó Rosa não estava!!! a cavalo numa mula ela e a madrinha lá foram a caminho de Palmela (desde o Pinhal Novo) para fazer o dito registo.
O melhor estava para vir.......
Desde sempre a bisavó Maria a chamava de JOAQUINA, mas ela nunca respondia por esse nome!!! Sempre disse que se chamava ROSA, e foi assim que foi registada, porque bem podia vir o cometa e leva-la, agora ser registada como Joaquina é que não!!!!
Muitas hisórias há para contar, mais heranças para mostrar e um post não chega.
Que as estrelas te iluminem na eternidade.
Posted by Picasa

16 comentários:

isabel tiago disse...

Linda história

É destas coisas que deixa abismados! Hoje faladas a tão grande distância no tempo damos-lhe outro apreço. Eu também tenho histórias muito giras com a minha avó materna. Foi minha grande confidente e companheira. Infelizmente só disfrutei da sua companhia durante 23 anos pois faleceu, tinha eu essa idade. Espero vir a ler mais coisas suas neste espaço que me descobriu por acaso. Aproveito para informá-la de que tenho um outro blog:www.partilhardiferenças.blogspot.com, com algumas histórias e também imagens perto de si. Concretamente da Moita, vista pelos meus olhos. E também estive em Alhos Vedros há pouco, numa visita ao Moínho de Maré, com franceses que participaram num evento sobre a geminação da Baixa da Banheira com a Ville de Plasir, em França. Somos sócios dum clube de automóveis antigos, o www.hacets.pt e encontramo-nos cada 3º domingo do mês na Moita, para juntar os nossos veículos antigos e eu aproveito, sempre que possível, para is até ao cais da Moita e fotografar os barcos ou outros pontos do meu interesse. De qualquer modo espero que continue a visitar-me e a gostar. Irei adicionar o seu blog.
Tenha um bom dia.
Isabel Tiago

isabel tiago disse...

Eu tenho um idêntico, que não herdei, pois os que havia, por demasiado picados do bicho, foram queimados. Como tal comprei um em muito bom estado e adoro-o. Em breve hei-de postá-lo pois vai mudar de sítio, ser todo muito bem limpo e aperaltado para as minhas velharias...Muitos parabéns por gostar destes objectos e estimar. No seu caso ele tem atrás de si, recordações muito boas e como tal merece que cuidem dele. Decerto que a sua avó gostaria de saber isso.

Anónimo disse...

Gostei do "post" fez-me voltar á infancia e recordar tambem as minhas avós e visavós . Tivesse eu um blog não faltariam historias verídicas que nos marcam e recordamos com saudade.
Quanto ao Louceiro vai concerteza embelezar o espaço e vem de encontro ao ditado que diz que velhos são os trapos.Reciclar sempre.

Anónimo disse...

Upsss...não sei como fiz isto,passou a anonimo.O anonimo sou eu a "Bruxinha" ehehe

Rosa do Adro disse...

Olá Isabel, gostei de saber! Vou tentar ir uma próxima vez a esses encontros e aposto que os meus irmão tb gostam... ambos têm carochas e outras reliquias!

Rosa do Adro disse...

Olá "bruxinha"! até que enfim conseguiste postar um comentário..... ;)

espera para veres o .... depois!

gatapreta artesanato disse...

Olá Rosa!
Formidável esta história! Também tenho umas quantas assim na minha família e são sempre magníficas de reviver e contar aos outros!

Obrigada pelo comentário!

Um beijinho
Cláudia

isabel tiago disse...

Boa tarde Rosa

Muito gosto pela sua visita à Lassie...Tenho uma espécie de caniche que a adora mas quando lhe digo para correr com ela cá de casa, fica uma fera e sacode mesmo a grande para a rua. A Lassie é amistosa e quando vai dar a volta comigo,não consente que nenhum outro animal se atravesse no nosso caminho, persegue-os até poder, normalmente são gatos, e depois põe-se a olhar para mim como quem diz: menos um no nosso caminho...
Um dia destes, enquanto bebi um café e paguei, ao sair estava ela com um coelho morto a atirá-lo ao ar e resolveu abocanhá-lo pelo meio para nos acompanhar no regresso, com o coelho a dar a dar e as pessoas que passavem de carro a rirem-se da cena. Por fim ralhei para ela largar o dito e lá o deixou pelo caminho. São cenas que, só quem passa por elas, pode descrevê-las.

ei! kumpel disse...

Muito bonita esta história... e que bom que preservas estas memórias!

ah e gosto do louceiro... mas isso sou eu, que gosto muito de coisas "velhas" ;)

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Rosa,

Um post magnifico pelo que representa...recordaçãoes magnificas!
Um abraço e uma optima semana para si,
Maria Lemos

Rosa do Adro disse...

Muito obrigado a todos pelas visitas e comentários.

Sem nos conhecermos vamos nos conhecendo uns aos outros neste mundo virtual que é tão imenso.

Felicidades

Joana disse...

Oi Rosa, adorei descobrir teu blog, amei a história da tua avó e achei o guarda louças lindo. Adoro peças de mobiliário antigas, ando sempre a cata delas pelos brechós, infelizmente aqui não temos muitas. Fez muito bem em manter a peça não só pela beleza dela mas pela história que ela tem. Gosto das coisas que tem história, estas antigas sim é que se pode dizer que tem "designer" e não estas a vendas nas lojas atualmente, todas pranchas retas em cores "branco e tabaco". Mostra mais coisas e conta mais histórias, essa do cometa achei linda. Beijos
Joana

isabel tiago disse...

Boa tarde Rosa

Obrigada pela sua visita. Fico contente por ter gostado das minhas novidads que até são poucas. Ando um poucoooo afastado dos trabalhitos mas isto há-de passar. Deve ser do verão. Tenho andado muito ocupada com outras coisas e custa-me sentar para continuar os meus pontos sabendo que há tanta coisa por fazer. Quem tem um espaço de terreno não tem muito tempo disponível. Mal me viro já tenho algo que fazer de jardinagem, etc,etc. Complicado gerir o tempo e por vezes a vontade.
Por isso vou fazendo posts de outras coisas para não deixar morrer o blog.
Espero que volte e continue a gostar das minhas coisitas.
Estive na Moita este fim de semana, no Domingo, para mais um encontro dos carrinhos antigos e lá fui até ao cais para ver os barcos típicos. Como sempre estavam lindos.
Não conheço Alhos Vedros a não ser à entrada ou passagem ocasional. Pode ser que um dia destes façamos por lá uma voltinha a pé. O moínho já conheço e gostei, como não podia deixar de ser.
Tenha uma boa semana.
Isabel

APO (Bem-Trapilho) disse...

ahaha o louceiro é lindo, nao te desfaças dele nao! e conta mais historias da avó Rosa que são uma delicia. eu tenho a felicidade de ainda ter uma avó, daquelas bem maravilhosas tb. adoro essas historias. :)
bjos

Biscuitando Massinha mágica disse...

Eu recordo tantas vezes com saudade a minha avó paterna, tipicamente alentejana todas as ervinhas tinham alguma serventia para corar uma maleita, fazer um "benzedura" curar males que ninguem conhecia...
Outros tempos...mas as mesmas saudades e carinho para com ela.
beijos.
P.s amei as pinturas em tecido, mas como sou cusca gostava de teres psoto as fotos maiores...lol
Biscuitando

guida disse...

Olá Rosa!
Eu vi logo que aqueles nómadas eram um quadro de areia e que só podia andae por ali a Carla!!!!!!!
Está lindíssimo!
Deve ser uma técnica muito louca!!!
Adorei a história da avó Rosa!!!!!
Beijinhos e bom fim de semana!
Se não estivesse tão ocupada com a família só me apetecia peghar nos pincveis e pintar, pintar...
Mas não pode ser.
Obrigada pela visita ao meu blog e bom fim de semana... apesar da trovoada que se faz sentir...
Beijocas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails